Noticias recentes

terça-feira, 21 de setembro de 2010

Nem mesmo a chuva fina conseguiu ofuscar o brilho da 9° Parada Gay da Bahia, que atraiu quase 1 milhão de pessoas

Como havia previsto, a 9° Parada Gay teve inicio às 14h30 do dia 12/09, com a chegada da madrinha, a Primeira Dama da Bahia, Fátima Mendonça. Antes de entregar a faixa, Luiz Mott, fundador do GGB fez uso da palavra e claro, não deixou de dizer seu mote predileto “A Bahia é gay”, após Mott o presidente da Associação Brasileira de Gays, Lésbicas e Travestis, (ABGLT) acompanhado do seu marido David Harand, fez uso da palavra e  pontuou que o atual Governador da Bahia e candidato a reeleição Jacques Wagner foi o único na região que assinou o Termo de Compromisso em promover políticas de combate a homofobia na Bahia.

Logo após, a prefeita de Lauro de Freitas, madrinha da Parada do ano anterior, passou a faixa a Fátima Mendonça. No seu discurso, Moema Gramacho, convidou a população para que vá a Lauro de Freitas prestigiar a Parada municipal no dia 10 de outubro próximo.

Aparentando felicidade, com pouca maquiagem, discreta, mas, elegante a Primeira Dama recebeu das mãos de Moema a faixa de madrinha, confeccionada pelo artista Carlos Tamba. No seu discurso rápido ela disse da felicidade de receber esse reconhecimento. “Eu amo todos vocês, e quero que vocês me amem também”, disse e ainda citou uma frase da bíblia sobre o amor. Após receber a faixa ela desceu do trio e seguiu junto com o povo em sua Fobica vermelha. Ás 15h a Parada começou sua evolução em direção a Praça Castro Alves, voltando ao inicio pela Rua Carlos Gomes.

Na opinião de Luiz Mott, fundador do GGB, a Parada conseguiu reunir cerca de 900 a 1 milhão de pessoas no Centro de Salvador. A parte os pequenos furtos de máquina fotográfica, celulares e acessórios pessoais como colares e pulseiras até as 20h30 a Policia Militar não havia registrado nenhuma ocorrência mais grave.

Nem mesmo a chuva fina que durou cerca de duas horas não conseguiu ofuscar o brilho da festa nem a participação popular.

A Parada Gay depois do Movimento Diretas Já é o Movimento que mais consegue reunir pessoas as ruas. O Tema desse ano foi "Homofobia Fora Daqui! Por uma Bahia, sem Racismo, Machismo e Homofobia". Uma realização do Grupo Gay da Bahia (GGB).

A Parada Gay teve apoio da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia através do Fundo de Cultura, Edital da Secretaria da Promoção da Igualdade (SEPROMI), Ministério da Cultura, Secretaria da Identidade e Diversidade (SID), Departamento Nacional de DST/HIV/Hepatites Virais e Aids do Ministério da Saúde através de edital, Secretaria de Estado de Turismo da Bahia através da Bahiatursa, Secretaria de Estado de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH)Prefeitura de Salvador, através da Saltur, Secretaria de Serviços Públicos (SESP), Limpurb, Sucom,  Gabinete do Prefeito Municipal, Secretaria Municipal da Reparação (SEMUR), Secretaria Municipal de Saúde, Coordenação Municipal de DST/HIV e Aids, Policias Civil e Militar da Bahia, Casa Civil do Governador, Governadoria, Empresa Bahiana de Água e Saneamento (Embasa), Palácio de Ondina.

Foto: Reprodução site do GGB